quarta-feira, junho 27, 2007

O Jardim de S. Pedro

Na véspera do S. Pedro, no Salvador em meados da segunda metade de Novecentos, mandava a tradição que os jovens fossem à serra, ao rosmaninho, e fizessem fogueiras para saltarem e dançarem à sua volta. Nesse tempo, e sem que o saibamos explicar, era o S. João quase reduzido às festividades religiosas dos dias-santos, ao passo que a verdadeira festa popular era pelo S. Pedro. Do centro das fogueiras emergia um enorme pinheiro, também ele forrado de rosmaninho, enfeitado de bandeirinhas e encimado por uma grande marafona de papel – a boneca – que arderia conjuntamente com a fogueira, no meio do grande estardalhaço das bombinhas e de completa animação de todos os assistentes.
Mas é de outra coisa que lhes quero falar: é do Jardim de S. Pedro.
A noite cai e o cheiro a rosmaninho espalha-se por toda a aldeia. A madrugada vem, e um grupo de jovens (e de menos jovens) que não se deita, predispõe-se a avançar na escuridão e a cumprir o costume: percorrer os altos balcões e as janelas floridas da freguesia, a «roubar» os vasos que tiverem as flores mais bonitas, e, com elas, transformar o adro da igreja em mais um viçoso Jardim de S. Pedro.
As donas (raparigas ou mulheres casadas), habituadas de outros anos, acautelavam as suas melhores flores, mas, apesar de todos estes cuidados, os «rapazes» arranjavam sempre forma de chegarem aos vasos, por mais altos e recolhidos que estivessem. Os portões eram abertos com jeitinho para não chiarem; os cães eram «subornados» com bocados de pão para não ladrarem, e andava-se com «pés-de-lã» e em silêncio, para não se ser detectado.
Finalmente, à hora da missa lá estava a porta da igreja enfeitada e todo o largo transformado num jardim muito bem organizado, muito fresco e regadinho, com as suas ruinhas de folhas e arcos de palmas, e os canteiros de cravos, manjericos, malvas, brincos de princesa, amores-perfeitos e toda a casta de outras flores e verduras.
Era um regalo para a vista e uma das tradições mais ternas e saudosas da nossa meninice.
As pessoas raramente se arreliavam de lhes surripiarem os vasos. Ficavam, sim, à saída da missa, a admirar os exemplares mais vistosos e a comentarem «como é que os descarados tiveram as habilidades» sem que elas dessem conta!
A recolha dos vasos já era tarefa das suas donas, que os iam procurar e levar para casa, excepção feita a algum mais pesado, que os rapazes se encarregam de transportar de volta.
Em tempos mais recuados, segundo nos disseram, este costume acontecia pelo S. João, mantendo-se o jardim exposto até ao São Pedro. Durante o intervalo, os vasos eram frequentemente regados para que as flores não murchassem. A devolução dos vasos era feita pelos próprios rapazes, que aproveitavam para entregar os das suas conversadas, e assim estender um pouco as hipóteses de namorico...


Na foto: Salvador, adro da igreja em 29 de Junho de 1975. Jardim de S. Pedro, tradição já em franco declínio.

sábado, junho 23, 2007

Canções de roda – música



Na postagem anterior disponibilizámos uma foto ilustrativa das canções de roda no Salvador de há meio século. Em complemento, aqui está a pauta da música de uma delas. A respectiva letra é a seguinte:

Anda a roda e desanda a roda (bis) / Torna a roda a desandar (bis) / Enquanto a roda anda e não anda (bis) / Procuro com quem casar (bis).

A vida duma mulher (bis) / É uma vida atribulada (bis) / Se é feia ninguém a quer (bis) / Se é bonita é desejada (bis).

In Lopes, José Vicente, Salvador, Manuscrito inédito, 1960.

Canções de roda

Há 50 anos, dançava-se à roda, nos domingos à tarde, na estrada.

Foto tirada cerca de 1960 e atribuída ao Professor José Vicente Lopes.

sexta-feira, junho 22, 2007

Reencontro

Finalmente estamos de novo activos. Esperamos que, a partir de agora, possamos contactar mais assiduamente.
Até breve.
AC