segunda-feira, março 24, 2008

Missa nova no Salvador

Por que motivo tanta gente frente à casa de Maria Antónia Tavares e João da Cruz Monteiro?
Era catorze de Abril de 1953 e houve Missa Nova na terra, celebrada pelo filho do referido casal, facto ímpar na história do Salvador.

De facto, o padre Henrique da Cruz Monteiro foi o primeiro – e até agora único – sacerdote ordenado na nossa terra (à época, a tradição religiosa era muito marcante e outros jovens salvadorenses frequentaram os Seminários, mas mais nenhum teve sucesso).
O notável acontecimento foi festejado com toda a solenidade pela instituição religiosa, e os pais do novo clérigo fizeram também jus à sua felicidade, proporcionando uma lauta refeição a muitos convidados, incluindo pessoas das mais humildes do povo de Salvador.

À porta da igreja – na outra imagem – vêem-se, além do jovem padre, outros sacerdotes concelebrantes, nomeadamente o padre António Robalo Ramos (à frente), pároco de Salvador. Identificamos, ainda, o pai e o irmão (Chico) do padre Henrique. Ao lado deste, o professor José Vicente Lopes, mestre saudoso de muitas gerações de conterrâneos.

Fotos cedidas pelo padre Henrique da Cruz Monteiro.

sexta-feira, março 14, 2008

Na Rua da Cinza

Olá, eu sou o Albertino, tenho onze anos e estou aqui penteadinho, de risco ao lado, nesta foto tirada em 1949, na Rua da Cinza, à frente das casas dos dois irmãos – meu tio e meu pai – António Calamote, pedreiro, e José Calamote (Zé Violas), sapateiro. É uma daquelas fotos que o meu irmão Henrique tirava quando vinha de férias, no Verão. Já vou dizer quem são os outros:
À minha direita está o meu pai; a minha mãe, Maria Lucinda, está lá atrás, de blusa escura às pintas, ao lado do meu tio António. Ao colo do meu pai está o meu sobrinho Zé Henrique, com comichão no nariz.

O casal que tem os bebés ao colo são os meus primos António Calamote e Maria Pereira, recentemente prendados com as bonitas gémeas Maria de Fátima e Maria do Carmo.
As senhoras da frente são a minha cunhada Palmira, a minha prima Carolina e uma vizinha, creio que chamada Otília Pereira.
Atrás da Otília vê-se a porta da oficina de sapateiro de meu pai, que era também o encarregado do correio. O local era, assim, bem conhecido dos salvadorenses.
A oficina era um cubículo, pelo que a leitura dos destinatários das cartas que chegavam era geralmente feita a partir daquela porta, para uma «plateia» que esperava ansiosa.
Por essa altura já eu conhecia (vinha no meu livro da 4.ª classe) o célebre episódio de Mestre Bento Pertunhas, na Morgadinha dos Canaviais, e tive oportunidade de verificar, com os meus próprios olhos, a diversidade de semblantes em presença, durante cada um dos rituais diários da leitura do correio.

segunda-feira, março 10, 2008

«Instantâneo feliz»

Coincidência ou «instantâneo feliz» é o que se chamará ao facto de estarem praticamente sobrepostas a imagem e a cruz, nesta foto da procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima, que vai em direcção à capelinha, em 13 de Maio de 1956 – um lindo dia primaveril.
É apenas um pormenor, de entre outros, tais como a «rica» ornamentação do andor; a alva vestimenta dos mordomos; o luto carregado das idosas; os lenços de cabeça ou a compostura das crianças pela mão das mães...
Mas há mais, muito mais! Há a maravilha da fotografia!
Com efeito, este «instantâneo» parou o tempo naquela ensolarada manhã e naquele exacto ponto da estrada de Salvador. A procissão está parada, mas tem vida.
Dir-se-ia tratar-se de pausa para reflectir...