quarta-feira, setembro 01, 2010

A festa de Salvador


Aproxima-se mais um primeiro fim-de-semana de Setembro, a data que a aldeia de Salvador dedica à sua entidade religiosa de eleição, Santa Sofia.
Celebrada desde tempos imemoriais – documentadamente desde o início do século XVIII – em seu redor se juntam todos os salvadorenses, residentes ou não, ao ponto de identificarem a Santa Sofia com a sua própria terra, que amam de todo o coração.
Umas vezes mais religiosa, outras mais profana, a festa tem conhecido, no primeiro caso, fama de grande romaria regional, emparelhando com a Senhora da Azenha, com a Senhora da Póvoa, ou, mesmo, com a Senhora do Almurtão; do ponto de vista dos divertimentos populares que proporciona, a Santa Sofia primou sempre por grandes cartazes, tendo, em anos não muito longínquos, preenchido o seu programa com artistas e conjuntos de primeiro plano nacional, quer em projecção artística quer em custos de cachê.
Em tempos de crise as coisas são diferentes, mas nem por isso a festa de Santa Sofia deixa de continuar a ser o catalisador da comunhão anual de todos os salvadorenses.

Sem comentários: