quinta-feira, abril 15, 2010

Notáveis de Salvador


Esta foto de 12-4-1953 já aqui esteve quando nos referimos à ordenação e missa nova do padre Henrique da Cruz Monteiro (ao centro do portal). Volta aqui de novo para aludirmos a algumas das personalidades ali presentes, que foram figuras de grande notabilidade da nossa terra.
À esquerda do jovem sacerdote está o professor José Vicente Lopes, educador exímio de gerações de alunos, que dele receberam uma 4.ª classe de elevado nível, e autarca competente e dedicado, responsável pelo nosso salto qualitativo duma aldeia significativamente atrasada, para uma povoação dotada das condições básicas de água, luz, telefone, etc. No lado direito vemos o doutor Júlio da Gama Moutinho, sobrinho e herdeiro de D. Júlia Gama, antiga grande proprietária de terras em Salvador e que ficou recordada como sua benemérita. O sobrinho herdar-lhe-ia também esta qualidade, devendo-se-lhe várias doações aos salvadorenses: de terrenos para fruição pública (extensão do cemitério, instalações desportivas...), e da sua própria residência senhorial, para instalação do Centro de Dia de Salvador.
O ancião que vemos à esquerda da foto é João da Cruz Monteiro, que teve em Salvador um grande estabelecimento comercial, onde se podia comprar de tudo, e, por isso, atraía imensa clientela das redondezas, incluindo do lado de lá da raia, facto que contribuiu para que a nossa terra fosse bastante concorrida e positivamente conhecida. Seu filho Francisco da Cruz Monteiro (atrás de si na foto) daria seguimento à referida actividade comercial.
À frente, à nossa esquerda, vê-se o padre António Robalo Ramos, que foi pároco de Salvador durante cerca de vinte e cinco anos e pessoa muito considerada por toda a população.
Participantes na missa nova, vêem-se ainda outros sacerdotes, todos com alguma ligação a Salvador ou ao novo padre. São eles: padre Baltasar da Ressurreição, padre César Fatela, padre Jaime Soares Ribeiro, padre Artur Ribeiro e padre António Crespo.

Foto e dados informativos do padre Henrique C. Monteiro.

Sem comentários: