quarta-feira, novembro 07, 2007

Férias na terra


As pessoas que, há cinquenta anos, vinham passar as férias de verão ao Salvador, constituíam os seus verdadeiros turistas. Eram geralmente salvadorenses que tinham emigrado para a capital e que, organizada ali uma vida melhor, se podiam dar ao luxo de gozar uns dias entre os familiares que cá tinham.
Ainda a televisão não tinha globalizado os costumes, e esta gente destacava-se, no falar, no vestir e na própria postura física, do comum dos aldeões. Era um tempo em que o sotaque indicava, sem grandes margens de erro, a origem dos falantes, não só por regiões, mas, muitas vezes, pela própria terra de naturalidade. Num grupo de pessoas conversando, não era difícil separar as de Salvador das de Aranhas, das de Penamacor ou, mesmo, das de Monsanto ou de Penha Garcia.
A vestimenta, de uma forma menos precisa, também era um bom indicador.
Não era raro estes «veraneantes» trazerem convidados à sua terra, orgulhando-se de lhes mostrar os pontos de maior interesse para visita, onde não faltavam os chafarizes e as fontes da excelente – e famosa – água de Salvador (e que saudade, Deus meu!).
Nesta foto, de 1956, vemos José Calamote (o Ti Violas), mostrando a velha «Fonte do Povo» a filhos, netos, noras e familiares destas, que visitavam a nossa terra pela primeira vez.

Sem comentários: