sexta-feira, maio 30, 2008

Colaboração dos leitores


Alguns leitores têm manifestado apreço por este nosso trabalho, oferecendo, inclusive, colaborarem com textos e fotografias.
Muito agradecemos o interesse. Quanto à colaboração, ela é desejada e foi pedida desde o início.
Os textos, identificados, e as fotos, com legendas e se possível datadas, poderão ser-nos enviados por mail para:

quarta-feira, maio 14, 2008

Fartura de crianças em Salvador!

Esta fotografia regista um extenso grupo de meninas e meninos salvadorenses, posando frente à porta principal da igreja de Nossa Senhora da Oliveira, matriz da nossa terra. Acabaram, alegremente, de fazer a «comunhão solene» e estava-se no ano de 1971, mais precisamente no dia de Santo António.
Tinham entre sete e dez anos de idade, pelo que «eram as mulheres e os homens de amanhã»! Apresentam-se diversamente vestidos, uns melhor e outros mais modestamente, mas nada de roupas de marca ou de ténis caros; não se lhes vêem os relógios no pulso, os telemóveis ou os head phones nos ouvidos! Estão aconchegadinhos uns aos outros, saudavelmente sorridentes e felizes; nada de PSP’s, de Nintendos, ou de outros jogos electrónicos que lhes roubem a concentração e os subtraiam à vida que os rodeia!
Estas crianças da fotografia têm hoje os seus próprios filhos. A grande maioria teve, porém, de emigrar para outras terras, e agora já não há fartura de crianças em Salvador.
Os tempos eram outros, dir-se-á.
De facto eram, mas serão os de agora melhores?