quarta-feira, janeiro 25, 2012

Álbum de fotografias

Esta é a primeira página dum álbum de fotografias de dois jovens namorados nascidos em Salvador no longínquo ano de 1937. Teriam, aqui, cerca de vinte anos.
São a Maria Augusta Afonso e o Albertino Calamote. Ela filha do guarda-fiscal José Afonso, morador na Rua da Salgadeira, e, ele, filho do sapateiro José Calamote (Violas), morador na Rua da Cinza.
Casaram-se em 31 de Dezembro de 1961 e tiveram dois filhos, a Fátima e o José Carlos.
A Maria Augusta foi-nos roubada aos cinquenta anos, por uma doença das que não perdoam, e o Albertino continua por cá, de momento a escrever-vos estas linhas, para mitigar saudades e para dar continuidade ao Salvador Barquinha d’Oiro – Blogue do Salvador de Outros Tempos.

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Salvador anos quarenta

Esta imagem é do Salvador dos primeiros anos da década de quarenta do século passado.
As duas mulheres são a Maria Clara Silva e a Lourdes Candeias Lopes, esposas, respectivamente, de Frederico Costa Silva, proprietário, e de Domingos Lopes, guarda fiscal, este de Aranhas  e longos anos a prestar serviço na nossa terra.
Quanto às crianças, três das meninas são filhas do casal Silva: apesar de nos ser difícil identificar cada uma, são a Alda, a Lucrécia e a Dulce; o casal Lopes teve dois filhos, o Libério e a Severiana (a quem devemos a foto): ela ainda não era nascida, e ele é o menino do colo, que, então, teria cerca de três anos e estaria pouco interessado no passarinho...
O local, agradavelmente beijado pelo Sol,  é o imponente balcão de granito da casa de Frederico Costa.