quinta-feira, julho 26, 2007

Magia do sete


Passados 7 anos da viragem do milénio, o 7 está na ordem do dia.
Em 7 do 7 do ano 7 soubemos quais são as novas 7 maravilhas do mundo.
O 7 tomou conta do nosso quotidiano: Se olhamos para um lado, aparece uma campanha eleitoral e temos que «cavar a 7 pés»; se olhamos para o outro (e trazemos carteira), precisamos de «estar com 7 olhos»; se optamos por olhar para baixo, lá nos espreitam os «7 palmos de terra»; se, enfim, olhamos para cima, à procura de protecção, social ou outra, o que vemos nós: «7 cães a um osso», evidentemente!

Mas já me esquecia do título do post: Salvador de outros tempos!

Há 7 décadas, decorria, em Salvador, o ano de 1937.
– A Junta de Freguesia era formada pelos senhores Manuel Vicente Moreira, João da Cruz Monteiro e Rui Lopes;
– O Regedor de Freguesia era o senhor José Antunes Peres;
– O preço médio dos salários rurais era de 6$00 para os homens e de 3$00 para as mulheres;
– No registo das contas da Junta de Freguesia, desse ano, consta que Francisco Nunes Ribeiro (por acaso meu avô materno, guarda-fiscal reformado e com o ofício de pintor) caiou a Escola Primária de Salvador, situada na Rua da Salgadeira, pela «exorbitante» quantia de cinco escudos!
A Guerra Civil Espanhola era intensamente vivida em Salvador, não só pela proximidade geográfica, mas pela grande interligação, comercial e até familiar, entre as pessoas de ambos os lados da raia. A indignação acentuar-se-ia com a notícia da destruição da aldeia de Guernica, pelos aviadores alemães da Legião Condor da Luftwaffe, em 26 de Abril.

– Ah!, e nasceu este aprendiz de blogueiro, o autor destas linhas, que está de mãos nos bolsos, entre os seus progenitores, na fotografia tirada na Rua dos Enchidos, no quintal da D. Elisa Carvalhão, hoje pertencente ao senhor Manuel Carreto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim Senhor, está de parabens pelas noticias de antigamente e pelas fotos, espero mais noticias e fotos, apesar de possuir tb um blog, gosto de passar pelos outros da nossa terra.
Continuação e um bom trabalho.
Um Amigo
Salvador Sempre

nabisk disse...

Parabens pelo excelente trabalho deste blogueiro, com gente assim o passado não morre.
É sempre uma ternura sem limites ver estas imagens,mesmo que a gente não as conheça

Aquiles Pinto disse...

Fiquei agradavelmente surpreendido com a consulta do seu Blog. Será possível obter-me informações de um exímio, o último de que eutenho referência, tocador de viola beiroa, tio Morreira, natural de Salvador, que acompanhava a tia Catarina Xitas, de Penha Garcia, no descante? Interessava-me, se possível, tentar localizar o seu instrumento e também se em Salvador ainda sobrevive algum tocador de viola beiroa. Pode obter algumas informações sobre o tio Moreira, no meu Blog asp3.blogspot.com, fazendo uma pesquisa para viola beiroa, no Blog.
Obrigado e prabéns, mais uma vez.