segunda-feira, novembro 19, 2007

José Candeias da Silva (1887-1959)

Professor Candeias, padre Candeias, doutor Candeias ou, simplesmente, senhor Candeias, eis uma figura ímpar de Salvador, enternecedora, cativante e respeitada de todos os que tiveram o privilégio de a conhecer. Homem de inteligência superior e de trato humano fora do comum, poderia ele ter sido alguém de nomeada e a referência que falta à nossa terra, se uma doença mental o não tivesse atingido na flor da idade – por volta dos trinta anos.
José Candeias da Silva nasceu em Salvador, de uma família de agricultores. Após a instrução primária foi estudar para o Seminário da Guarda, chegando a receber ordens menores e de subdiácono. Por questões de vocação mudou-se para a Escola Normal de Viseu, para tirar o curso de professor, que veio a completar na Escola Normal de Coimbra, visto que, simultaneamente, se matriculou na Universidade, onde foi condiscípulo de Cerejeira, Salazar e muitos outros alunos do tempo que viriam a ocupar posições de relevo na vida nacional. Inesperada e misteriosamente, abandonaria os estudos, regressando ao Salvador, já no final do 4.º ano do curso de Direito, quando já por todos lhe era dado tratamento de doutor.
Durante o resto da sua vida, marcada por uma demência serena, com períodos de recolhimento e solidão, alternando com outros de alguma errância que se caracterizava por uma atenção fixada na vida do campo e na Natureza, materializada em constantes deambulações entre os vários prédios rústicos da família, onde, dizia, mantinha hipotéticas explorações agrícolas e agro-pecuárias.
O Sr. Candeias, apesar da sua doença, era amado e respeitado por toda a gente da terra, e era recebido em casa das pessoas mais representativas da região. Lembramo-lo nos seus últimos dez a quinze anos de vida e fomos das muitas crianças que ele acarinhava naturalmente, sempre com uma palavra suave e gentil, como era seu timbre. Ao passar por nós parava, punha-nos a mão direita sobre a cabeça, e lá vinha um dos seus encantadores piropos: – Olá, príncipe das Astúrias!; – Então, duquesa de Bragança! Ele ensinou as primeiras letras a alguns de nós, mesmo antes de entrarmos na escola: adquiria cartilhas e mandava imprimir pequenas tiras de papel com o abecedário e a tabuada, que depois nos distribuía.
Escrevia imenso, em prosa e em verso, com qualidade variável como é natural, mas com a sua cultura e inteligência superiores sempre presentes. Contamos poder incluir, em breve, alguns dos seus escritos neste blogue.

Na foto: José Candeias da Silva, de capa e batina. Coimbra, 9-6-1915 (gentileza do neto Libério das Neves Martins).

1 comentário:

Anónimo disse...

É sempre uma surpresa agradável entrar no seu blog, pois todas as vezes que o faço, deparo-me com imagens, notícias e relatos do Salvador que no fundo marcaram os salvadorenses...
Quero agradecer esta publicação sobre o meu bisavó Candeias, e dar-lhe os parabéns por este trabalho que nos vai avivando a memória do antigamente da nossa terra.
Um abraço,
Lurdes