quarta-feira, maio 06, 2009

Quem sabe a razão?


A maior festa de Salvador, e também umas das mais afamadas da região, é a que se realiza no primeiro domingo de Setembro de cada ano, em honra de Santa Sofia.
Até aqui tudo bem, mas existe um pormenor que intriga muita gente, incluindo nós próprios, que não temos uma resposta para lhe dar. Trata-se da existência de duas imagens da Santa, uma de estilo reconhecidamente mais antigo – diríamos que de traça medieval – e a outra bastante mais moderna.
O curioso é que ambas tomam parte nos actos religiosos, nomeadamente nos percursos processionais das festas, cada uma com o seu andor engalanado e, pelo menos até há alguns anos, coberto de notas e de outras oferendas.
Talvez que algum dos nossos leitores conheça as razões desta coexistência das duas imagens da nossa veneranda Santa Sofia, e não se importe de as compartilhar.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que eu ouvi dizer, espero não estar a fazer confusão é que a Santa antiga tinha sido escondida possivelmente durante as invasões francesas, depois como estava tão bem escondida ninguem a encontrava e mandaram fazer outra, mas quando essa ficou pronta apareceu finalmente a primeira.
A proposito da Santa Sofia a minha mãe pôs-me o nome de Sofia no 2º nome e eu tambem pus às minhas filhas.
Magda Paiva

gdec - Geraldes de Carvalho disse...

Lembro-me bem de ter vindo um santeiro fazer uma imagem na sacristia do Salvador . Creio que era a de Santa Sofia . A velha estava no altar mor e tenho a ideia de que o povo não gostava da substituição . É o que me lembra e até nem sei se a minha memória não me atraiçoa ...
abraços
Geraldes de Carvalho