quarta-feira, setembro 16, 2009

A «Quinta»


Que fazem estes três rapazes (quatro, com o fotógrafo?), que aqui ostentam farfalhudos bigodes de barbas de milho, num domingo (a avaliar pela fatiota), encostados à nora da «Quinta»?
Os rapazes são o Mário e o Frederico «Farragas» e o Albertino «Violas». O fotógrafo terá sido a irmã deles, a Maria Manuela, ou algum outro amigo que agora não recordo.
A quinta era a do Dr. Frederico Conde, na Ramalha, onde os pais deles eram caseiros, e que era completa e suficientemente identificada por «a Quinta».
Tratava-se de uma propriedade extremamente bem aproveitada e mimosa. O olival e a vinha eram excelentes e asseguravam produções notáveis.
Com fartura de água, os produtos hortícolas eram ali abundantes e de óptima qualidade. Tinha ainda imensa variedade de árvores de fruto, cobrindo, praticamente, todo o ano.
Dispunha ainda a «Quinta» de um belo aglomerado de casas, ajardinado, com instalações agrícolas e pecuárias, com morada para os caseiros e onde pontuava um sóbrio palacete dos proprietários, que residiam em Castelo Branco e ali vinham passar os fins-de-semana para descansarem e para levarem abastecimentos para casa.
Ora, o que fariam ali os rapazes? Divertiam-se, é claro!
Não havia TV, nem computadores, nem jogos electrónicos... Mas, decerto, correram e saltaram pelo meio do milho; saborearam «galula» dos marmeleiros, amoras ou figos, ou outra fruta da época e beberam daquela água fresca e pura do poço da nora...
E despreocupados como andavam, nem lhes passou pela cabeça que a sua garbosa figura iria parar à Internet, cinquenta e cinco anos depois!

3 comentários:

Salvador4ever disse...

Antes de mais, gostaria de agradecer ao Sr. Albertino, a dedicação e trabalho para com a Nossa terra, suas gentes e cultura. - Obrigado e continuação de bom trabalho.
Em relação a este post, ao lê-lo fui invadido por uma imensidão de recordações boas, fruto do tempo de infância passado na "quinta", onde os meus avós, à semelhança, do Ti Frederico e a Ti Farraguitas, meus tios, foram caseiros.

Aida Maria disse...

Lindo, fantástico, fabuloso!!!
Esta dedicação é, no mínimo grandiosa!!!
Aida, neta da Ti' Farragas e filha do Mário!!!

Anónimo disse...

A Quinta, antes de ser do Drº Frederico da Costa Conde, foi do Professor Manuel António da Costa e de sua mulher Gervásia Moreira Conde e antes destes de Albino José Conde e sua mulher Antónia Moreira, e era conhecida por Quinta da Ramalha.