quarta-feira, janeiro 20, 2010

Prof. José Vicente Lopes – a homenagem que falta


Entre 1939 e 1965 contou a nossa terra e os seus rapazes com um mestre-escola de grande nível. Com o seu extraordinário saber, a sua elevada competência profissional e o seu natural humanismo, o professor José Vicente Lopes (1897-1969) preparou para a vida várias centenas de alunos, ensinando-lhes uma instrução primária altamente exigente e disciplinarmente muito variada e completa.
Numa altura em que raros alunos tinham oportunidade de prosseguir estudos, a preocupação do Professor era dotá-los com diferentes conhecimentos, que não se ficavam pelos programas oficiais, mas, antes, abrangiam uma gama imensa de teorias e práticas essencialmente dirigidas aos problemas que a vida real poderia colocar às crianças de 11 ou 12 anos que deixavam a escola e, subitamente, se encontravam perante a vida activa, num tempo e numa terra em que, para almejar um emprego, havia que emigrar, no mínimo, para Lisboa.
O professor José Vicente Lopes, quando saia da escola, ocupava, ainda, a maior parte do seu tempo em tarefas e serviços prestados aos seus conterrâneos, como sejam funções na Junta de Freguesia, no Posto do Registo Civil, no juizo de
conciliação e solução de conflitos entre vizinhos, ou em muitos outros casos de ajuda e de conselho às pessoas que recorriam aos seus conhecimentos, prestígio e experiência. Todos estes encargos eram gratuitos, bem como as atrás referidas funções oficiais, ao tempo não remuneradas.
Em vida, José Vicente Lopes foi condecorado, pelo Presidência da República, com a Ordem da Instrução Pública, e também muito justamente homenageado pelos seus alunos.
Porém, ele foi, sem sombra de dúvidas, uma das maiores figuras de Salvador, tendo marcado a sua época de forma indelével.
Mal vai a terra-mãe que não honra os filhos que a dignificam e engrandecem.
O professor José Vicente Lopes merece que o seu nome seja devidamente gravado na sua terra, para que o seu exemplo, tão presente na memória daqueles que tiveram a dita de o conhecer, fique também na história de Salvador e perdure pelas suas futuras gerações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma magnifica iniciativa esta, a de homenagear alguém pela memória do seu carácter, dedicação e pelo seu mérito. Um hábito raro nos dias que correm (lamentávelmente) mas que muito dignifica quem o faz.
Bem haja quem, por carácter e honestidade intelectual, nos mostra a importância de reconhecer os outros, pelo conjunto dos seus actos. Não conheci o Prof. José Vicente Lopes (ele faleceu era eu ainda um menino), mas sei, pela forma como alguns dos seus ex-alunos falam dele ainda hoje, com orgulho e admiração, a importância que teve nessas gerações. Uma prova disso mesmo é a forma como esses seus ex-alunos, apesar de terem apenas a antiga 4ªclasse, escrevem muito bem em Português: sem erros de ortografia ou gramaticais. E quando contextualizado naquele tempo (em que tudo era difícil) ainda se torna mais significativo ... e não havia computadores Magalhães nem Novos Métodos Pedagógicos. Mas havia respeito, sentido de rigor e brio profissional!