domingo, março 14, 2010

Nos anos quarenta


Mais um regresso ao passado salvadorense e aos anos quarenta do século passado.
A senhora do centro é a Dona Margarida Robalo, filha do antigo comerciante José Robalo da Cunha, senhora muito considerada e, então, companheira do Padre Zé – feitor da rica Casa Seabra –, que, não sendo salvadorense, foi um grande e dedicado amigo da nossa terra.
À sua esquerda, vemos a «Menina» Mariazinha Monteiro, filha do comerciante João da Cruz Monteiro (e irmã do padre Henrique), que foi dedicada e extremosa catequista de imensas crianças, que a adoravam. Pessoa de reconhecida bondade, a sua morte, aos 40 anos, causou enorme consternação e deixou o Salvador de luto.
A outra personagem, menina prendada e estudante zelosa, é a Irene Lopes, filha do proprietário Rui Lopes, homem muito conceituado e esclarecido, que não hesitou em aplicar os seus rendimentos, e muitos sacrifícios, prioritariamente na educação superior dos seus três filhos (a seguir à Irene viriam o Helder e a Maria Adelaide), tendo-se em conta que, ao tempo, era extremamente difícil e dispendioso mandar filhos a estudar, para Castelo Branco ou mais longe ainda.

Foto cedida pelo padre Henrique.

Sem comentários: