segunda-feira, agosto 02, 2010

Fundo da estrada e Cimo da serra


Quando era miúdo, adorava ir brincar para o «fundo da estrada», porque era ali onde a garotada se juntava ao fim da tarde, para as correrias diárias, que duravam até à chamada para a ceia.
Passados alguns anos, as brincadeiras infantis já não ficavam bem e o divertimento passou para o «cimo da serra»: os grupinhos sentavam-se pelos barrocos que ladeiam a estrada, a dar vistas para o Campo Frio, contando anedotas e cavaqueando, durante o cair das tardes, por vezes até noite dentro.
A maioria dos salvadorenses sabe que o «fundo da estrada» é o troço que vai desde a igreja até onde agora é a Junta de Freguesia, e que o «cimo da serra» é a zona da portela da estrada de Salvador quando acaba a subida e começa a descer para Aranhas.
Sempre me fez muito confusão dizerem que o «fundo» era da estrada, e que o «cimo» era da serra. Ninguém me deu uma razão, mas há razões aparentemente sem razão nenhuma!
Ah! A foto é no «cimo da serra», em 1957. Vêem-se três jovens, o Henrique Leitão, o Zé Manel Robalo e eu (o Zeferino Afonso não se vê porque foi o fotógrafo), e dois aspirantes a jovens, os meus primos Zé Manel e Manel António, filhos do meu tio/primo José Arraquel, aos quais, só por isso, consentíamos que ouvissem as nossas conversas de gente crescida.

Sem comentários: