quarta-feira, dezembro 08, 2010

Assentar praça






Assentar praça, eis algo que já passou à história, e de que é necessário ir falando, para que as gerações mais novas tomem conhecimento de realidades bem diferentes das deste seu tempo.
O serviço militar obrigatório terminou oficialmente em 19 de Novembro de 2004, mas já alguns meses antes deixara de ser feito o recrutamento de conscritos, ou seja, os rapazes com idade de servir à tropa deixaram de ser recrutados e obrigados a ir às sortes, a ir à inspecção, a assentar praça, deixando de ser, assim, retirados, às suas famílias e aos seus empregos, por um período variável, nunca inferior a dezoito meses, mas que poderia ir até três ou mais anos.
O futuro dirá se é bom ou se é mau, mas, no meu tempo, em Salvador, era este um período muito importante das nossas vidas, dado que, sobretudo para os naturais da província, fazer o serviço militar representava um apreciável salto qualitativo em termos das hipóteses possíveis de um futuro diferente, com outras expectativas de qualidade de vida, que a aldeia não podia, naturalmente, proporcionar.
São de 1958 as fotos, deste vosso amigo, que darão uma ideia (favorável) da primeira fase do serviço militar – a instrução – que nos aguardava logo que assentávamos praça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite.

Tenho seguido, com grande interesse, o seu blogue, até porque algumas das figuras aqui referidas são meus familiares - a título de exemplo, acabo de deparar-me com uma fotografia de uma tia avó, Alda Peres.

Gostaria muito de lhe colocar algumas questões, pelo que muito agradecia que me facultasse o seu email, para brunotavares@ps.parlamento.pt.

Muito grato.

Cordiais cumprimentos,

Bruno Ribeiro Tavares