sábado, dezembro 03, 2011

Passeio ao Bom Jesus do Monte

Mais uma fotografia da rica colecção da Severiana Candeias Lopes, cedida através do seu irmão Libério, e mais uma lembrança dos bons velhos tempos de Salvador. Desta vez, a cena é de uma viagem de passeio a Braga, no início dos anos sessenta, e a imagem foi captada junto a uma das formosas fontes que se distribuem ao longo da imponente escadaria do Santuário: a Fonte das Cinco Chagas.
O homem do chapéu é o Severino Rodrigues Reboredo , encarregado das minas de Salvador, (ao tempo já prestes do fim da exploração); acompanham-no a esposa, Teresa, e Ascenção Filomena (o sujeito de gravata seria o motorista (desconhecido) da excursão. Do outro lado, a jovem Severiana Lopes, de perna traçada, tem atrás de si o Sebastião Lourenço (marido da Ascenção), a Severiana Justino, a Lurdes Arrojado e sua mãe, Bárbara; falta o pai, Júlio Arrojado, que, presumo, terá sido o fotógrafo.
O casal de mineiros gozava de grande consideração e simpatia, e ainda residiu vários anos na nossa terra após a desactivação das minas, tomando conta das instalações. Eram naturais de Barcelos, pelo que não custa a crer que tenham sido eles os inspiradores do passeio, que nós aqui recordamos meio século depois.

Sem comentários: