quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Crianças de Salvador

Quando vamos ao Salvador, parece-nos que a nossa aldeia só tem velhos. De facto, estes novos tempos trouxeram a desertificação às povoações do interior, cujas populações activas demandaram outras paragens, em busca de melhores condições de vida. As exigências da modernidade trouxeram novas necessidades económicas, culturais e sociais, bem como diferente modelo familiar, mais reduzido, para fazer face às realidades do presente.
 O Salvador de hoje, pode dizer-se, não tem crianças. Já nem tem, aliás, escola em funcionamento. Os poucos alunos que existem vão  aprender para Penamacor, juntando-se aos de outras freguesias também desertas nesta matéria.
Tempos houve em que a garotada enxameava as ruas da aldeia, a caminho da escola ou por todo o lado, na sua retouça de diabretes à solta, a correr e a saltar, a palrar e a cantar alegremente.
Veja-se a foto, provavelmente de 1956, e a grande quantidade de meninas e meninos da primeira comunhão, obviamente apenas uma parte das crianças que o Salvador tinha naquele tempo.

(A foto foi-nos cedida pelo prof. Libério Lopes – então seminarista e que aparece lá atrás, junto do umbral da porta da igreja –, a quem muito agradecemos).

Sem comentários: