quinta-feira, dezembro 06, 2007

Curso de Bordados


A fotografia que aqui apresentamos data de 1958 e registou para a posteridade o final de um Curso de Corte e Bordados, dos muitos promovidos pela OLIVA, a conceituada marca portuguesa de máquinas de costura, com sede em S. João da Madeira, que, desde o princípio da década e durante vários anos, inteligentemente usou como publicidade e promoção de vendas, a realização, pelas aldeias, destes cursos, praticamente gratuitos.
Naquele tempo ainda eram raros os estudos secundários ou superiores por parte das meninas, das quais, conforme a mentalidade da época, se esperava que fossem as fadas do lar, isto é, que fossem prendadas em matéria de costura e lavores e na vida doméstica em geral.
O curso da foto decorreu em Aranhas (haveria, depois, em Salvador) e foi frequentado por moças das duas freguesias (de diplomas na mão!). Da nossa terra, identificamos a Maria Augusta Afonso (na fila da frente, segunda a contar da esquerda); a Lurdes Cunha Leitão (na segunda fila, terceira a contar da esquerda); a Dulce Costa Silva (segunda fila, terceira a contar da direita); a Isabel Tavares (quarta fila, à direita e meio encoberta) e a Lurdes Moreira Leitão (atrás da Dulce).
O dois elementos masculinos presentes são, à frente, o Sr. Araújo, agente da marca em Penamacor, e, na quarta fila, o Sr. Clemente, responsável de área. A professora do curso, de nome Lucinda – se a memória não nos engana – encontra-se na fila da frente, entre a Maria Augusta e o Sr. Araújo.
Tivemos o privilégio de ter como esposa uma destas «fadas do lar»: por isso, assistimos e deliciámo-nos com os panos bordados a crivo, a richelier, a cordonet, com os pontos a cheio, com os matizados, com as bolotas, as rosas, os cravos, os monogramas e outras maravilhas que saíam daquela máquina e daquelas mãos directamente para as toalhas, para os lençóis, para a primeira envolta do bébé, ou, mesmo, para o bibe do primeiro dia de escola dos nossos filhos.
Provavelmente já não haverá cursos de bordados, nem se venderão máquinas de costura como antigamente. A mulher moderna já não precisa de aprender a costurar, a bordar e a fazer roupas para si e para os seus familiares. Dona de casa ou não, já compra tudo feito, despersonalizado e o gosto já não é o seu: tem que seguir os que mandam nos gostos de toda a gente.

Sem comentários: