terça-feira, dezembro 18, 2007

Quem se lembra?


Lembram-se de lhes ter aqui falado num chafariz que existiu à beira da estrada, encostado ao Chão do Seabra, em frente do, agora, edifício da Junta de Freguesia de Salvador (Ver post de 26 Nov2006 – «QUEM SE LEMBRA?»)?
Ainda não obtive resposta concreta. Consta que foi demolido quando do abastecimento de água ao domicílio, uma demolição de certo modo anárquica, do que resultou as cantarias terem sido roubadas anonimamente e sem rei nem roque.
Referem-se rivalidades políticas entre a Junta que construíra o chafariz e a que lhe sucedeu, cuja estratégia não o incluia na rede geral que entretanto se delineava, pelo que para ali foi ficando, sem água, até ser derrubado, vandalizado e apagado do mapa...
Foi pena. Com água ou sem ela, ali ou noutro local, tratava-se de uma bela obra de cantaria, que hoje poderia aumentar, um pouco, o património de Salvador, que não é tão famoso assim.
Na foto que hoje lhes deixo, lá se vêem, jazendo abandonadas no chão, as pedras que restam do formoso chafariz de cantaria aparelhada que ali esteve edificado alguns anos – aliás poucos, porque, então como agora, a primeira coisa que a maioria dos políticos faz é encobrir, ou apagar, a obra dos seus antecessores.
É inegável que a nossa terra mudou muito desde então. Todavia, há coisas que não deveriam mudar, pela simples razão de que não são propriedade de um ou outro grupo, de uma ou outra instituição: são coisas que pertencem à memória colectiva do povo; são coisas que temos por dever preservar e transmitir às novas gerações.

(A imagem documenta a procissão da festa de N.ª S.ª de Fátima, no seu regresso à capela, no dia 13 de Maio de 1956).

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta foto é anterior a sua construção e não depois da sua demolição, quando foi demolida já existia o café do Sr. Adelino e nesta foto não se encontra o mesmo.

nabisk disse...

É assim caro amigo, felizmente que as coisas agora mudaram um pouco.
Claro que as obras eram nescessárias, mas podia-se ter tido mais cuidado na preservação do património que existia e que nada parecia valer.
Bom trabalho, e que em 2008 continue com forças para continuar a divulgar essas preciosidades.
Nabisk