sábado, agosto 09, 2008

... em pedaços repartida


«Pátria em pedaços repartida», foi assim que nos ensinaram e era assim que as pessoas comuns o entendiam, na sua inocência e na sua simplicidade. Assim o entenderam imensos salvadorenses, de várias gerações, que por lá faziam a sua vida, honradamente, lá constituíram família e, se alguns mais velhos ansiavam voltar um dia ao Salvador, as gerações seguintes, que lá nasceram e lá se sentiam em sua terra, pouco os prendia a Portugal, salvo meras raízes familiares.
Porém, os homens sábios das novas ideologias não nos reconheceram direitos de conquista ou de descoberta, nem de ocupação ou tão pouco de naturalidade, e fomos escorraçados, expulsos e espoliados, dali para fora.
Nós, os da foto, estivemos por lá apenas de passagem, mas o tempo suficiente para virmos com aquela terra no coração, para nos preocuparmos com o que lá se passa e para sentirmos um nó na garganta, ao pensarmos como poderia ter sido bem melhor, para os novos países lusófonos, se tivessem aproveitado o capital humano que foi obrigado a sair, a grande maioria já ali nascido.

2 comentários:

ALFAFOCSTROTE disse...

HÁ QUANTO TEMPO?
Ela partiu e deixou em nós um mundo de saudades.
Foi com emoção que mais uma vez visitei o "Salvador Barquinha d' Ouro" para pesquisar "imagens de saudade".
Logo deparei com esta foto que, em especial, me trouxe à memória a última visita que todos vós fizestes à minha casa, em Lunda, na Av. dos Combatentes. A doçura do sorriso que sempre ostentava contrastava com a melancolia que lhe ia na alma.
Ela, era a minha querida prima Augusta.
Eu, sou o Chico, o Francisco Afonso
que vos envia , para todos,
Um grande Abraço.
Francisco Afonso

ALFAFOCSTROTE disse...

PS.
Rectifico o meu anterior comentário.
Onde se lê Lunda deve ler-se LUANDA
F.Afonso