sexta-feira, junho 11, 2010

Hoje como ontem


Atravessamos, presentemente, uma grave crise económica, que pune essencialmente os estratos mais baixos da gente portuguesa, sacrificando, de forma injusta e brutal, os mais humildes e desfavorecidos.
Vozes se levantam a toda a hora, clamando contra a má distribuição da riqueza (que deveria ser de todos), que o mesmo é dizer contra a má repartição dos sacrifícios impostos pela citada crise (que deveriam caber, também, a todos).
Vivemos nós tempos modernos, onde se fala em democracia, em igualdade de oportunidades, de direitos e de deveres, bem como noutras maravilhas antes desconhecidas.
Nos nossos tempos de juventude, no nosso Salvador, vivia-se a agora chamada ditadura obscurantista dos meados do século passado, e a localidade era uma apagada aldeola raiana da Beira Baixa, apesar de rodeada de searas, de floresta, de vinhedos e olivais, entretanto quase erradicados.
Mas já havia as tais vozes que clamam no deserto, inacessíveis à surdez dos políticos. Repare-se no verso seguinte, do livrinho da imagem, escrito em 1949 pelo guarda-fiscal e poeta popular António Vaz Leitão (1898-1977), um monsantino que passou grande parte da sua vida em Salvador:

Eu gostaria de saber,
Tanto parasita a comer
Sem pensarem noutra lida,
Se quem trabalha honradamente
Tem obrigação permanente
De os governar à boa vida?...

Sem comentários: