sábado, maio 29, 2010

Entre Monsanto e Penamacor


A imagem que hoje aqui trazemos é o diploma legal pelo qual a rainha D. Maria II, fez suprimir o concelho de Monsanto, a que então pertencia a Aldeia do Salvador, que assim transitou para a dependência do concelho de Penamacor.
Os salvadorenses mais idosos, porque viveram um tempo de horizontes menos vastos e flexíveis, ainda se lembrarão bem de que existia uma relação muito forte e próxima entre Salvador e Monsanto, muito maior do que entre Salvador e Penamacor.
De facto, verificava-se naquele tempo uma grande fusão familiar salvadorense-monsantina, sobretudo nos lugares do Pomar e da Serra, como era, também, bastante comum os de Salvador terem propriedades agrícolas no limite de Monsanto, e vice-versa.
Monsanto ficava a metade da distância de Penamacor, o que também pesava no sentimento das pessoas. Ia-se a Monsanto, ao mercado, para comprar uma simples peça de louça ou uma ferramenta; a Penamacor já só se ia às feiras mais importantes, já porque os seus mercados eram menos fartos, já porque a distância era bem maior e menos prática para ir a pé.
Era ainda de Monsanto que se mandava vir o médico ou a parteira, e era aqui, também, que se encontrava o terminal de camionagem habitualmente usado nas deslocações para Castelo Branco, para Lisboa ou para outros destinos.
Hoje em dia tudo é diferente, e os mais novos só saberão destas coisas se os mais velhas lhas contarem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eis um excelente contributo , de grande valor histórico, e que ajuda a perceber algumas "afinidades" e "rivalidades" ancestrais na região.
Parabéns!