segunda-feira, julho 12, 2010

Água velha / Água nova


Nesta época da água engarrafada (ou engarrafonada) toda a gente bebe água velha. Alguma, até, porventura, já fora do prazo de validade...

O Salvador de outros tempos era conhecido pela abundância e qualidade das suas águas, que jorravam, frescas e gratuitas, das suas nascentes, particularmente da Fonte do Povo e do Chafariz do Cerrado, mais conhecido por Chafariz da Capela. Era também bebida pela população a água doutras fontes rurais, bem como de grande parte dos poços das hortas, sobretudo durante os trabalhos de campo e das regas estivais, em que tinha maior tiragem.

Em nossas casas, a água de beber estava nos cântaros de barro, logo à entrada, sobre a cantareira. No Verão usavam-se ainda as cântaras, ou cantarinhas, também de barro, que, assim que a sombra dava no balcão, se traziam cá para fora, para receberem a brisa da tarde ou da noite.

Só Deus sabe como certas vasilhas de barro faziam a água fresquinha e gostosa de se beber! Não tinha marca nem custava dinheiro. Era água puríssima e rigorosamente nova, substituída todos os dias nos cântaros, porque, diziam as nossas queridas mães: «Logo de manhã arruma-se o asado à telha, porque água de ontem é água velha[1]!».

[1] Na embocadura das nascentes ajustava-se uma telha, que servia de calha para a água correr para dentro dos cântaros, ou asados.

Sem comentários: