domingo, agosto 28, 2011

Santa Sofia e José Candeias da Silva

A aproximação de mais uma festa de Santa Sofia , a romaria por excelência de Salvador, sugere-nos a obrigação de pensarmos as coisas boas da nossa terra, que não só nos preencheram a infância, como nos acompanharam em muitos momentos marcantes da nossa vida já adiantada.
Duas dessas referências agradáveis, e, por isso, permanentes, que nos têm seguido, são, sem dúvida, a festa anual dedicada a Santa Sofia, e o contacto, durante boa parte da juventude, com a extraordinária figura que foi José Candeias da Silva – o senhor Candeias.
A Santa Sofia, pela magia  e pela ansiedade com que todos os salvadorenses se guardam para despejarem, no primeiro fim-de-semana de Setembro, todas as saudades da terra; o senhor Candeias, por configurar, especialmente para os que o conheceram, um misto de sábio e de louco, que um arrevesado destino impediu que constituísse, hoje, enorme mais valia e uma importante referência pessoal e cultural que muito faltam ao nosso Salvador.
(Veja mais, sobre José Candeias da Silva em: Albertino Calamote, Salvador Barquinha d’Oiro – o tempo dos nossos avós, Lisboa, Edições Colibri, 2009, pp. 56-64).

Sem comentários: