segunda-feira, setembro 05, 2011

Figuras de Salvador – Adelino Justino


Foto de 2007
O Adelino Lopes Justino é um dos poucos rapazes do nosso tempo que construiu o seu futuro sem ter que abandonar o seu Salvador. Hoje com 75 anos, lá encontramos o Adelino, no seu posto, cada vez que nos deslocamos à terra, onde já pouca gente conhecemos, uma vez que já  pertencemos à «geração em extinção», e os mais novos já cresceram fora das nossas vistas. O Adelino lá nos espera sempre, firme que nem uma rocha, apenas com um acentuado deficit de cabelo e um visível superavit de barriga. Mas, disso, não podemos nós falar!
Mas o que Salvador barquinha d´oiro – blogue do Salvador de outros tempos queria dizer-vos, é que o Adelino merece ser aqui muito justamente homenageado pelo seu notável percurso profissional, momeadamente nas áreas comercial e dos transportes públicos, que levou o nome da nossa terra através do país e de boa parte do estrangeiro.
No comércio, trabalhou o Adelino em muitos e variados ramos (mercearia, café, electrodomésticos, combustíveis, lazer, etc), predominando a cafetaria.
Extraordináriamente inteligente, perspicaz e inovador, ele foi pioneiro, em Salvador, de vários sectores. Foi dele o primeiro estabelecimento de café, onde viria a disponibilizar o primeiro televisor, o primeiro gravador de bobinas com vista à propagação de som amplificado (festas, bailaricos e afins), a agência de jogos da Santa Casa, o local de pagamento da luz, da água, dos telefones, etc., para além do local de demanda de informação e de aconselhamento a que muitos conterrâneos recorrem, dados os vastos conhecimentos e experiências do nosso homem.
Nos transportes, o Salvador deve-lhe a primeira praça de táxis fora da sede do concelho, em 1961, serviço de um valor inestimável, sobretudo naquele tempo em que rareavam os automóveis particulares e as alternativas, em urgências, era quase nulas.
Chamamos a atenção para a foto que inserimos, que foi presente dos filhos e agora decora gande parte duma parede do Café do Adelino, a qual, com a imagem dos táxis que passaram pelas suas mãos desde 1961, documenta o caminho já feito, os milhares de quilómetros já vencidos e, evidentemente, as múltiplas peripécias que decerto ocorreram neste meio século de estrada..
Se quiserem saber mais, encontrarão uma interessante reportagem, de Jolon, no Jornal do Fundão do dia 12 de Maio de 2011.

Sem comentários: