quarta-feira, agosto 15, 2012

Gente da minha rua (2)


Já aqui referi a minha rua – a Rua da Cinza –por várias vezes. Não mo levarão a mal, certamente, e julgo que também os que me lêem gostarão de evocar os locais que maiores lembranças lhes proporcionam, como é o caso da rua que os viu nascer e/ou crescer para a vida.
Trago hoje aqui uma fotografia de um casal da minha rua, Manuel Manteigas Raposo e Leonor de Oliveira, ele exercendo o honrado ofício de sapateiro e ela doméstica. Tiveram (se a memória me não atraiçoa) cinco filhos: o Américo, a Maria, o António, o Ismael e a Lurdes. Esta era a mais nova, nascida em 1937 (tal como este vosso amigo), mas infelizmente já falecida há alguns anos.
Manuel Raposo era, para além de profissional muito considerado, um homem bastante esclarecido para a sua terra e a sua época. Era dos poucos salvadorenses alfabetizados, interessados e participantes nos assuntos comunitários, sociais e políticos.
Recordo que, nos anos cinquenta, homens como Manuel Raposo, José Calamote e Frederico Costa, se quotizaram para assinar e ler o jornal República, e, com alguns outros, se reuniam muitas vezes para falarem de assuntos mais gerais, que extravasavam as meras rotinas salvadorenses.

A foto foi-me facultada pelo estimado amigo Manuel Sebastião, viúvo da Lurdes Raposo.

Sem comentários: