sábado, janeiro 19, 2008

Anos sessenta


Esta bela imagem, tirada à porta da Igreja Matriz de Salvador, no início da década de sessenta é um manancial de informação sobre a nossa terra. Como é evidente, o que de imediato nos salta à vista é o simpático grupo de jovens, rodeando uma encantadora noiva. Todas elas estão vestidas a preceito para o casamento, mas a igreja está fechada. Como a noiva morava ali mesmo ao lado, afigura-se-nos que ela quis posterizar-se ali, com o seu grupo de amigas, antes da cerimónia, provavelmente no que seria o seu último acto de solteira. Dispenso-me de as identificar, porque não quero tirar esse prazer aos salvadorenses que nos seguem.
<< >>
Naquele tempo a igreja ainda era caiada, e os degraus da porta principal eram outros.
Encostado à parede, nota-se um monte de areia. Obras? Remendos no piso de pedra solta do adro?
<< >>
A mulher idosa que espreita o ranchinho traja saia de lã preta, com pregas na cintura, comprida, um pouco acima do artelho; blusa de chita estampada; lenço preto traçado na face por baixo dos maxilares e apertado atrás; meia preta e sapato preto. Pelo trajo dir-se-ia ser domingo ou dia santo de guarda ou, então, a mulher iria «acompanhar a noiva ao altar», como era uso quando as famílias eram mais próximas.
<< >>
Finalmente, e não menos importante, a fotografia mostra-nos ainda, para lá da esquina da igreja, um pouco do que era o actual Largo Maria Clara da Silva Robalo. A casa que se vislumbra era, se bem nos lembramos, da família de José Ferreira, pessoa que conhecemos já com bastante idade e um pouco afectada da mente: vivia com a mãe, mas adorava jogar as damas na oficina do sapateiro José Calamote (Zé Violas), onde passava muito do seu tempo. Esta casa (no lugar dela está hoje a casa dos herdeiros de António Amaral) tinha um balcão muito alto. Nesse balcão e no da casa de José Cigano «Barrigudo» (que ficava defronte, onde é hoje a casa de Rui Candeias) – miradouros privilegiados – tomavam lugar as pessoas da terra para verem passar os entrudos, ou assistirem a outros quaisquer acontecimentos ou divertimentos que por ali passassem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Identifiquei a minha mãe, Maria Celeste Martins, que está á direita da moça dos óculos de sol. A moça á esquerda da moça dos óculos de sol deve ser a minha tia Lurdes!
Gostei muito de ver esta foto!
Obrigada por estes recordações deliciosas!
Um Abraço,
Lurdes

Anónimo disse...

Pois é Lurdes. Mas a senhora que está á frente da Tia Lurdes e da senhora de óculos é a minha mãe Maria Augusta.
Beijos
Fátima

Anónimo disse...

Vai uma ajudinha...
A «misteriosa» senhora de óculos é a Maria Adelaide, irmã do prof Helder e mulher do Adérito, que é irmão da profª Isabel, mulher do prof. Helder.
Confuso?

albano disse...

alguem tem as musica do rancho as maias que me possa enviar