sábado, janeiro 26, 2008

Largo Maria Clara da Silva Robalo


No post anterior demos uma mirada para lá da esquina da nossa igreja, e, como quem espreita o passado, vislumbrámos um pouco do que existia no espaço agora com a referência toponímica de Largo Maria Clara da Silva Robalo. Pois as duas fotos que hoje publicamos, de uma procissão de velas, permitem uma apreensão mais completa de como era o local.
Nas duas imagens, que se completam, vemos que o cortejo acaba de contornar a igreja, passa rente à sacristia e vira à direita, dirigindo-se ao «fundo da estrada».
Não sabemos datas das fotos, mas supomos serem dos anos 40, a julgar pela vestimenta de algumas senhoras. E a igreja ainda não fora caiada.
As casas de alvenaria que se vêem já não existem. O acesso ao adro da igreja (e aos comércios ali existentes) ficou impraticável desde o advento das camionetas de mercadorias, e houve que alargar as ruas adjacentes. Mais recentemente, a construção da Casa Mortuária alteraria o resto, nomeadamente os arruamentos à volta da igreja.
Com a demolição da casa do beirado, desapareceu o célebre balcão florido da «Menina Rita», uma simpática e não menos célebre personagem do Salvador de antigamente
.

Fotos cedidas por José Manuel Borrego Ribeiro.

Sem comentários: