sexta-feira, maio 07, 2010

Dois salvadorenses ilustres


A propósito do tão antigo como popular meio de comunicação que se publica, evocamos hoje aqui dois salvadorenses ilustres, e dois homens extraordinariamente importantes no Salvador de outros tempos.
Através do referido bilhete-postal, de 14 de Setembro de 1916, correspondem-se sobrinho e tio (o assunto da correspondência é irrelevante), um em Salvador e outro em Coimbra. São, respectivamente, José Vicente Lopes (1897-1969) e José Candeias da Silva (1887-1959).
José Vicente Lopes, aqui com 19 anos, viria a ser professor de instrução primária, de grande saber e competência, formador de várias gerações de salvadorenses, que beneficiaram das sua forma insinuante de ensinar e do seu impecável exemplo moral e cívico. Foi ainda um devotado servidor do povo da sua terra, durante longos anos, através da prestação de diferentes serviços públicos – cargos gratuitos naqueles recuados tempos! –, nomeadamente a Junta de Freguesia, conseguindo o salto qualitativo da água e da electricidade ao domicílio, do telefone, do transporte público colectivo, dos arruamentos, da estrada e dos caminhos, colocando o Salvador a par das outras aldeias mais progressivas da região. Distinguir-se-ia, ainda, nos sectores agrícola e industrial. No primeiro, são de assinalar a modernidade dos seus métodos, com os quais obtinha boas produções e excelentes vinho e azeite; no segundo, foi inovador na mecanização da moagem de farinhas, estabelecendo, em Salvador, uma unidade fabril que moía os cereais da terra e de muitas outras terras das redondezas. Temos a promessa da autarquia de eternizar a memória do professor José Vicente Lopes, como figura de referência de Salvador. Aguardamos ansiosamente.
José Candeias da Silva tinha nesta data 29 anos incompletos e finalizava o curso de Direito na Universidade de Coimbra, cidade onde já obtivera o curso do magistério primário (1912), iniciado em Viseu… depois de ter deixado o Seminário da Guarda, onde chegara a receber ordens menores e de subdiácono! O bilhete-postal trata-o por doutor, o que, aliás, confirma idêntica forma de tratamento que tivemos oportunidade de constatar noutros documentos. Teve, em Coimbra, condiscípulos que seriam mais tarde célebres, como Oliveira Salazar e Gonçalves Cerejeira. Era homem de vasto saber, como atestam duas sebentas que publicou, intituladas Economia Social e Sucessões. Inesperadamente, e sem que nada o fizesse prever, Candeias da Silva abandonou Coimbra e os estudos, regressando a Salvador, em 1918, onde passou o resto da sua vida. Estava demente. Era, apesar disso, uma figura popular, respeitadora e muito respeitada por todos. Nos momentos de alguma sanidade mental, recolhia-se em casa, vagueando de noite pelas propriedades da família. Há provas de que escrevia muito. Fazia-o diariamente, em agendas e papéis dispersos. Coisas sem nexo misturadas com nacos de escrita erudita. A maioria dos seus escritos foram destruídos por familiares, por ignorância. O neto Libério, que viveu na Alemanha, é que conseguiu alguns, poucos, escritos desgarrados, nomeadamente notas tipo diário e versos sobre a Santa Sofia e a Senhora da Azenha.
Não fora a triste reviravolta que a vida deu em 1918, José Candeias da Silva poderia ser hoje o marco cultural e o património maior da nossa terra, que bem precisa de referências que lhe dêem a visibilidade e a projecção que merece.

Sem comentários: