quinta-feira, maio 13, 2010

Quinta-Feira da Ascensão

Foi hoje Quinta-Feira da Ascensão, festa religiosa ligada à Páscoa, que, no nosso Salvador, era um dos dias santos de guarda mais importantes, considerado, até, como «o dia mais santo do ano».
A única actividade permitida, manhã cedo, era a conhecida apanha da espiga, que consistia num ramo de folhas e flores campestres simbolizando o pão, o azeite e o vinho, bem como o milagre da vida, sempre renovado em cada primavera.
A missa evocava a ascensão de Jesus Cristo aos céus, e um silêncio de paz invadia os salvadorenses do tempo dos nossos avós. O meio-dia era «a hora». Dizia-se, então, que, a essa hora, os ribeiros paravam de correr, que o leite parava de coalhar, que o pão não levedava e… que nem os passarinhos iam ao ninho. «Nada bulia», era o termo utilizado.
A «espiga» era pendurada na cantareira até ao ano seguinte. Entretanto funcionava de tamismã para que não faltasse o pão e o azeite, e de amuleto contra as intempéries e os azares. Em caso de trovoadas, uns pedacinhos da espiga lançados no lume, apaziguavam os elementos enfurecidos.
Uma tradição deste dia, que o Salvador doutros tempos acarinhava, e que não era muito comum noutros lugares, era a largada de passarinhos, normalmente andorinhas, na igreja, à hora da missa. As avezinhas cruzavam, assustadas, o interior do templo, em todas as direcções, até que conseguiam dar com uma saída para o exterior.
Estas tradições, hoje praticamente perdidas, explicam a inocente e pura consciência dos nossos antepassados rurais, no seu apego à divindade e à terra-mãe, que, ciclicamente, lhes revovavam a paz, a esperança, e lhes propiciavam o «pão nosso de cada dia».

Sem comentários: