sábado, junho 18, 2011

Guarda Fiscal de Salvador

Este verdadeiro tesouro fotográfico parece representar um momento de grande importância para a força constitutiva do Posto da Guarda Fiscal de Salvador, dado o ar festivo e a solenidade da pose.
O uniforme de gala, os instrumentos musicais e os «palhinhas» também não enganam ninguém: era dia de festa, por qualquer motivo! E não falaremos das respeitáveis e quase uniformes bigodaças!
Infelizmente a imagem não está datada, mas estimamos que será, muito provavelmente, dos anos quarenta (decorria a guerra civil espanhola), altura em que as localidades raianas, como o Salvador, suscitavam grande atenção do poder no controlo e na repressão do contrabando. O facto de apenas identificarmos - com segurança - um elemento, reforça a ideia de que a foto não será mais recente.
Com efeito, só conhecemos o 1.º Cabo Zeferino Miguel, o segundo da esquerda, na fila da frente, que era o comandante do posto. Poderão também estar, entre outros, José Afonso, António Vaz Leitão e Domingos Lopes, que, à época, já estariam a prestar serviço em Salvador.
O Cabo Zeferino deixou a fotografia ao seu afilhado Zeferino dos Santos Afonso, a quem agradecemos a sua cedência.

1 comentário:

Anónimo disse...

É sempre bom rever bons momentos do nosso Salvador, e da vida activa que existia na nossa aldeia, coisas que fomos perdendo ao longo dos tempos...
José Morais