sexta-feira, junho 10, 2011

José Manuel Marques

O Zé Manel nasceu em África, mas andou em Salvador na escola do professor José Vicente Lopes, nos anos quarenta-cinquenta, tal como nós. Tinha uma doença grave, de insuficiência cardíaca, que actualmente teria cura, mas que, naquele tempo, preconizava vida breve, como veio a verificar-se.
O Zé Manel  era um rapaz franzino, macilento, de grandes olheiras e lábios roxos, mas muito educado e que facilmente fazia amigos. Chegava às aulas sempre extremamente cansado, motivado pela cruel doença, mas também devido à localização da nossa escola, quase no cimo da serra.
O Zé Manel, que deixou muitas lembranças nos seus companheiros de escola, era da família dos Caiadinhos (neto de Manuel Martins Caiado – o «caiadinho»), uma família exemplar de gente honrada e boa e com muitos membros emigrados em Angola.
Os documentos que se publicam foram-nos cedidos pelo Zeferino dos Santos Afonso e encontravam-se no espólio documental de Hermínia Miguel Borges, filha de Zeferino Miguel, que exerceu em Salvador, durante muitos anos, as funções de comandante do posto da Guarda Fiscal, e ambos já falecidos.  O cabo Zeferino, vizinho e amigo pessoal dos Caiados, era uma pessoa extremamente arrumada e meticulosa, como se pode aferir pela anotação supra.

Sem comentários: