terça-feira, junho 07, 2011

Homenagem aos antigos combatentes do concelho


A imagem representa o imponente monumento de homenagem aos antigos combatentes do concelho de Penamacor, cuja inauguração teve lugar no passado dia 1 de Junho de 2011. O evento, já esperado há vários anos, foi, enfim, concretizado, muito pelas insistentes diligências da comissão instaladora encabeçada pelo nosso conterrâneo e amigo de infância, prof. Libério Candeias Lopes, as quais mereceram o apoio de diferentes entidades e o alto patrocínio da Câmara Municipal de Penamacor e do seu presidente, dr. Domingos Torrão.
A escultura, em granito e ferro policromado, é da autoria de Mestre Eugénio Macedo, que lhe atribuiu o título de «Três Faces».  Assente sobre um plinto de base triangular, que simboliza os três ramos das forças armadas, o alçado compõe-se de três lajes graníticas onde se recortam os contornos de cada uma das três ex-colónias perdidas: Guiné, Angola e Moçambique, representando, os respectivos vazios, as mortes e outros sofrimentos físicos e psíquicos causados à geração que sofreu a guerra.
Encimam o conjunto três chamas – verde, vermelha e amarela –, aludindo ao fogo das armas e às cores nacionais.
Porque a vocação deste blogue se situa no «Salvador de outros tempos», entendemos que este acontecimento, referindo-se aos conturbados anos sessenta e setenta, tem aqui perfeito cabimento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Verdadeiramente um grande monumento,parabéns Penamacor pela aquisição e lembrança.