sábado, fevereiro 07, 2009

A escola nos anos setenta


Eram bem diferentes de agora as coisas na escola, nos idos anos setenta! Começava por os professores serem, para nós, como uns segundos pais. Tínhamos para com eles um respeito e uma obediência idênticos, se não superiores aos que devíamos aos nossos progenitores. Não era nada imposto: era assim mesmo, natural e assumido sem qualquer esforço, tanto por nós próprios como pelos nossos ascendentes.
O ensino, também ele era melhor: preparava para a vida. E era preciso estudar bastante: a tabuada e as contas, os rios e os reis, a fauna e a flora, as estradas de ferro e as outras, os descobridores e as descobertas... E por aí fora.
Não havia a panóplia enorme de livros e outros auxiliares, audiovisuais e electrónicos, que hoje enchem a mochila dos pobres alunos. A nossa sacola, de pano de riscado ou de ganga, era levíssima, e não impedia que corrêssemos e saltássemos, alegremente, com ela a tiracolo, no caminho da escola – caminho esse que percorríamos a pé, à chuva e ao sol, na brincadeira e sem que fosse preciso os nossos papás irem buscar-nos ou levar-nos.
Bons tempos aqueles. Cada dia que passa, mais sinto isso.

A foto, de 1971, foi cedida pelo Libério Candeias Lopes.

Sem comentários: